domingo, 15 de abril de 2012

O início da vida

Conforme a lei judaica, um feto já é considerado um ser vivo, com corpo e alma, porém não tem as condições totais de um ser humano após o nascimento. De fato, aTorá nos diz que alguém que comete um homicídio ele estará suscetível à pena de morte. Ao causar um aborto voluntário, esta pena rigorosa não existe. Contudo, conforme a maioria das idéias rabínicas, foi cometido um homicídio, salvo se a gravidez constituir um perigo de vida para a mãe.

No entanto, para efeito de certas leis, durante os primeiros quarenta dias de gestação o feto é considerado inexistente. Isto porém não tem nenhum efeito com relação ao aborto voluntário, sendo este considerado totalmente proibido neste período, e, conforme várias idéias, é considerado homicídio.

Não obstante, várias autoridades rabínicas consideram um embrião um ser vivo somente após ser implantado no útero da mulher, sendo permitido descartar os gametas remanescente de uma fecundação in vitro, que não serão usados pelo casal, já que é proibido doá-los a outro casal. Apesar de existir idéias contrárias, que proíbem qualquer ação de destruição direta destes embriões por serem já considerados seres vivos, o consenso da maioria dos rabinos atuais, aceita a primeira opinião. No entanto, todos concordam, que descartar um embrião só é permitido, caso se tenha a absoluta certeza que este não será mais usado na procriação deste casal.


No entanto, estas proibições não são tão graves a ponto de impedir o resguardo de uma vida. Citamos acima, que quando se trata de um caso de perigo de vida, a Torá abre mão do cumprimento de quase todas as mitsvot com exceção de idolatria, homicídio e relações incestuosas. Sendo assim por que proibir a fecundação in vitro para promover pesquisas que podem salvar vidas?

Todavia, quando afirmamos que a Torá libera certas proibições para salvar vidas, trata-se de uma cura imediata, não apenas uma especulação de uma cura futura.

A Torá é chamada por nossos sábios de ‘Torat Chaim’ (a Torá da vida), pois ela tem o dom de transmitir saúde longevidade àqueles que a cumprem. Com certeza, seguir seus mandamentos é o melhor remédio para uma vida saudável e abençoada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário