domingo, 15 de abril de 2012

A polêmica e A visão da Torá


A polêmica
Existem muitas discussões no uso dos vários tipos de células-tronco na área ética da medicina, e principalmente na área religiosa. Muitos consideram o uso de células-tronco de forma geral com o intuito de procriá-las, uma invasão na obra Divina da Criação.

Outros vêem o uso da clonagem terapeuta como um perigo para o futuro, sendo que se o ser humano usar esta tecnologia no presente, futuramente poderá ser usada de forma errônea, como por exemplo, na produção de seres humanos em série com intenções totalmente negativas.

Porém, a maior polêmica surge ao redor do uso de células embrionárias, que têm um potencial de gerar um ser humano, podendo ser considerado seu uso como um homicídio. Isto é, gerado na dúvida de quando se dá o início da vida de um ser humano.

A visão da Torá
Conforme a visão judaica, não existe nenhuma proibição do ser humano interferir na obra Divina da natureza, usando da tecnologia para curar o ser humano, ou para garantir a ele uma vida mais digna e longeva. Muito pelo contrário. Baseado no versículo (Shemot 21, 19): “...e deverá curá-lo”, nossos sábios ensinaram no Talmud que D’us deu ao médico a licença, e consequentemente o poder, de curar o paciente. Desta forma, a medicina deve usar todo seu poder de pesquisa tecnológica para chegar a soluções para as várias enfermidades e fraquezas do ser humano. Caso isto não for feito, transgride-se a proibição de “...não fique inerte ao ver o sangue de seu amigo...” (Vaicrá 19,16), explicado por nossos sábios no Talmud (San’hedrin 73a): ‘Não fique parado vendo o próximo morrer, sabendo que você pode salvá-lo’.

Além do mais, quando se trata de um caso de perigo de vida, a Torá abre mão do cumprimento de quase todas as mitsvot para salvaguardar uma vida judaica, com exeção de três: a idolatria, o homicídio e relações incestuosas.

Conforme a visão de nossos sábios, o avanço das pesquisas tecnológicas no campo da procriação e engenharia genética por exemplo, não implica em nenhuma contradição com a fé da Criação Divina, ou com qualquer fundamento do judaísmo. Todas estas técnicas produzem algo de alguma matéria prima existente. Isto é denominado pelos sábios ‘yesh miyesh’ (algo de algo). Diferente porém da Obra Divina (sem querer comparar), que foi feita ‘yesh meayn’ (algo do nada absoluto). Como também, nenhuma destas técnicas científicas interpreta o início da vida e o objetivo da mesma. São apenas ferramentas para usar as forças da natureza ativadas pelo Criador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário